7 maneiras de praticar primeiros socorros emocionais

Todos nós vamos ao médico quando estamos meio gripados ou com uma dor lancinante. Então por que não procuramos um profissional da saúde quando sentimos dores emocionais: culpa, perda, solidão? “Muitos de nós lidamos com os problemas emocionais por conta própria”, diz Guy Winch. Mas nós não temos que fazer isso sozinhos. Ele é convincente ao afirmar que devemos praticar higiene emocional; cuidando das nossas emoções, nossas mentes, com a mesma diligência que cuidamos do nosso corpo.

Essa palestra foi apresentada no TEDxLinnaeusUniversity, um evento independente do TED.

7 maneiras de praticar primeiros socorros emocionais

Você coloca um curativo em um corte ou toma antibióticos para tratar uma infecção, certo? Sem dúvidas. Na verdade, alguém poderia questionar caso você não aplicasse os primeiros socorros quando necessário. Então, por que não é a mesma coisa com nossa saúde mental? Espera-se que apenas possamos “superar” as feridas psicológicas – quando, como qualquer pessoa que tenha ficado mal com uma rejeição ou ficado nervoso por causa de um fracasso, sabe muito bem que as lesões emocionais podem ser tão incapacitantes quanto as físicas. Precisamos aprender a praticar os primeiros socorros emocionais. Aqui estão 7 maneiras de fazer isso:

  1. Preste atenção à dor emocional – reconheça quando isso acontecer e trabalhe para tratá-la antes que ela pareça abrangente.
    O corpo desenvolveu a sensação de dor física para nos alertar de que algo está errado e precisamos abordá-lo. O mesmo é verdade para a dor emocional. Se uma rejeição, falha ou mau humor não melhorar, significa que você sofreu uma lesão psicológica e precisa tratá-la. Por exemplo, a solidão pode ser devastadoramente prejudicial à sua saúde física e psicológica, portanto, quando você ou seu amigo ou ente querido está se sentindo social ou emocionalmente isolado, você precisa agir.
  2. Redirecione sua reação instintiva quando você falhar.
    A natureza das feridas psicológicas torna fácil para um levar a outro. O fracasso pode levar você a se concentrar no que não pode fazer, em vez de se concentrar no que pode. Isso pode torná-lo menos propenso a ter o melhor desempenho, o que o tornará ainda mais focado em suas deficiências e no ciclo. Para acabar com esse tipo de espiral emocional, aprenda a ignorar a reação do “instinto” pós-fracasso de se sentir impotente e desmoralizado, e faça uma lista de fatores que você pode controlar para tentar novamente. Por exemplo, pense em preparação e planejamento e em como você pode melhorar cada um deles. Esse tipo de exercício reduzirá os sentimentos de desamparo e aumentará suas chances de sucesso futuro.
  3. Monitore e proteja sua auto-estima. Quando você sentir vontade de se colocar para baixo, tire um momento para ter compaixão de si mesmo.
    A auto-estima é como um sistema imunológico emocional que lhe protege da dor emocional e fortalece sua capacidade de recuperação emocional. Como tal, é muito importante monitorá-lo e evitar se colocar para baixo, especialmente quando você já está sofrendo. Uma maneira de “curar” a auto-estima danificada é praticar a auto-compaixão. Quando estiver se sentindo crítico, faça o seguinte exercício: imagine que um amigo querido esteja se sentindo mal por motivos semelhantes e escreva um e-mail expressando compaixão e apoio. Então leia o email. Essas são as mensagens que você deveria estar dando a si mesmo.
  4. Quando os pensamentos negativos estão assumindo, interrompê-los com distração positiva.
    Quando você repete eventos angustiantes em sua mente sem procurar novas idéias ou tentando resolver um problema, você está apenas pensando, e isso, especialmente quando se torna habitual, pode levar a uma dor psicológica mais profunda. A melhor maneira de romper a ruminação doentia é distrair-se envolvendo-se em uma tarefa que requer concentração (por exemplo, fazer um Sudoku, completar uma palavra cruzada, tentar lembrar os nomes das crianças da sua classe do quinto ano). Estudos mostram que até mesmo dois minutos de distração reduzem o desejo de se concentrar no negativo de modo não saudável.]
  5. Encontre significado na perda.
    A perda é uma parte da vida, mas pode nos assustar e nos impedir de avançar se não tratarmos as feridas emocionais que ela cria. Se já passou tempo suficiente e você ainda está lutando para seguir em frente depois de uma perda, você precisa apresentar uma nova maneira de pensar sobre isso. Especificamente, a coisa mais importante que você pode fazer para aliviar sua dor e recuperar-se é encontrar significado na perda e derivar seu propósito. Pode ser difícil, mas pense no que você pode ter ganho com a perda (por exemplo, “perdi minha esposa, mas me tornei muito mais próxima de meus filhos”). Pense em como você pode ganhar ou ajudar os outros a ganhar uma nova apreciação pela vida, ou imagine as mudanças que você poderia fazer para ajudá-lo a viver uma vida mais alinhada com seus valores e propósitos.
  6. Não deixe a culpa excessiva se prolongar.
    A culpa pode ser útil. Em pequenas doses, alerta-o para tomar medidas para corrigir um problema na sua relação com outra pessoa. Mas a culpa excessiva é tóxica, na medida em que desperdiça suas energias emocionais e intelectuais, distrai você de outras tarefas e impede que você desfrute da vida. Uma das melhores maneiras de resolver a culpa persistente é oferecer um pedido de desculpas eficaz. Sim, você pode ter tentado se desculpar anteriormente, mas as desculpas são mais complexas do que tendemos a perceber. O ingrediente crucial que todo pedido de desculpas eficaz requer – e a maioria das desculpas padrão falta – é uma “declaração de empatia”. Em outras palavras, seu pedido de desculpas deve se concentrar menos em explicar por que você fez o que você fez e mais em como suas ações (ou inações) impactaram. a outra pessoa. É muito mais fácil perdoar alguém quando você sente que eles realmente entendem.Ao pedir desculpas (mesmo que pela segunda vez), é muito mais provável que a outra pessoa transmita o perdão autêntico e ajude sua culpa a se dissolver.
  7. Saiba quais tratamentos para feridas emocionais funcionam para você.
    Preste atenção em si mesmo e aprenda como você, pessoalmente, lida com feridas emocionais comuns. Por exemplo, você dá de ombros, fica realmente chateado, mas se recupera rapidamente, fica chateado e se recupera lentamente, esmaga seus sentimentos ou …? Use esta análise para ajudar você a entender quais tratamentos de primeiros socorros emocionais funcionam melhor para você em várias situações (assim como você identificaria qual dos muitos analgésicos nas prateleiras funciona melhor para você). O mesmo vale para a construção de resiliência emocional. Experimente várias técnicas e descubra quais são as mais fáceis de implementar e quais tendem a ser mais eficazes para você. Mas principalmente, adquira o hábito de tomar nota de sua saúde psicológica regularmente – e especialmente depois de uma situação estressante, difícil ou emocionalmente dolorosa.

Sim, praticar a higiene emocional requer um pouco de tempo e esforço, mas elevará seriamente toda a sua qualidade de vida. Eu prometo.

 

Traduzido de TED. Original aqui.

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